As rádios emitem em várias frequências. Estes episódios, contudo, situam-se numa frequência diferente, não uma de rádio, mas de radio. Como em Radioterapia. Episódios de um tratamento oncológico (à suivre)
Domingo, 12 de Fevereiro de 2012

Não sou de me queixar (muito)...

 

 

...mas precisar de luvas para escrever no computador já é demais!

 

Apesar das temperaturas nada convidativas, das dores de braço/pescoço/costas, e do risco de apanhar uma valente constipação, hoje sai à rua para me ir manifestar ali ao pé do Hôtel de Ville (espécie de câmara municipal) contra a Circular Guéant, que visa impedir a mudança de estatuto de muitos estudantes estrangeiros de "estudante" para "assalariado", impossibilitando assim que possam trabalhar em França, e usando esse facto como desculpa para os poderem expulsar do pais. Para mais pormenores, vejam o que aconteceu à Elite.

 

Depois de ler o post dela, fiquei com vontade de vomitar. Estou cá há 8 anos. Por acaso pertenço a um pais da União Europeia, mas sou tão estrangeira como a Elite. Talvez mais, porque ela é uma verdadeira parisiense. Custou-me ir à manif, pelas maleitas acima descritas e pelo frio, mas custar-me-ia muito mais não ter ido. Em alturas como esta, não podemos ficar quietinhos e fingir que não é connosco. HOJE não é comigo; amanhã pode ser. Já tive pesadelos que me iam expulsar porque estava a dar demasiada despesa à Segurança Social francesa. Se este tipo de politicas continua em França, suposto pais que fundamenta a sua identidade nacional na divisa "Liberté, Égalité, Fraternité" (Liberdade, Igualdade, Fraternidade), o meu pesadelo pode muito bem tornar-se realidade. E revolta-me pensar que o que aconteceu à Elite vai continuar a acontecer neste território que denomino de pátria emigra, mas que no fundo é o meu pais adoptivo, que adoptei de coração.

 

Mais informações sobre a Circular Guéant:

 

<http://www.universiteuniverselle.fr/> em Francês,

 

<http://www.portugues.rfi.fr/franca/20111223-f> em Português (não encontrei grande coisa - Hello, jornais e televisões portugueses?!)

 

<http://www.nytimes.com/2011/11/10/world/middleeast/france-is-sending-north-african-graduates-home.html> em Inglês.

 

publicado por Silvina às 17:57

Isto para mim só tem um nome: Xenofobia.
Ana C a 12 de Fevereiro de 2012 às 22:09

Estou de boca aberta a ler-te, e a ler o post da Elite. Não fazia a menor ideia que as coisas estavam neste pé em França. E, como tu, acho que "Liberté, égalité, fraternité" não rimam com procedimentos destes...
Zu a 12 de Fevereiro de 2012 às 23:19



mais sobre mim
pesquisar
 
Translation(s)
Últ. comentários
Desculpe mas percebeu mal: Tout va bien como uma e...
ainda bem que as coisas se resolveram e ela agora ...
Ja não. Tout va bien.
Ela ainda está em tratamento?
Faz por estes dias um ano que recebi um postal de ...
Tens-me feito tanta falta...beijinhos, muitos muit...
Radio Alertas




Partilhe a sua historia
Radio friendly Pub'


Kiva - loans that change lives

Estúdio Tatuagem Blood Oath Tattoos

Todas as palavras de Amor

Bau da Aurora artesanato

Mimos de Crochet


Creative Commons Licence